Biologia e Ecologia Aplicada a Organismos Aquáticos de Água Doce

Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Patologia Ambiental e Experimental

Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Patologia Ambiental e Experimental da UNIP é nota 5 na CAPES
Siga o Programa nas redes sociais:
Ementa:
A disciplina pretende ministrar fundamentos da biologia e ecologia de organismos aquáticos de água doce à luz da saúde única, expandindo a abrangência de suas capacidades técnicas para a pesquisa in situ e ex situ. São abordadas as seguintes temáticas: a água como meio e a biota aquática; os ecossistemas aquáticos; as principais populações e comunidades do meio aquático; comparar os organismos de água doce com os marinhos, ressaltando as estratégias e adaptações das populações de água doce; apresentar diferentes tipos de estudos teóricos e aplicados que podem ser realizados com espécies de água doce, tanto em Ecologia Teórica quanto na Ecologia Aplicada que considerem parcerias inclusivas e sustentáveis, pesquisas colaborativas, transdisciplinares e que considerem a saúde indissociável de seres humanos, animais e meio ambiente; desenvolver trabalhos práticos com populações de água doce de ecossistemas próximos (riachos, rios e lagos) ou experimentais como aplicação dos conhecimentos teóricos e oportunidade de aprendizagem das metodologias abordadas.
Bibliografia:
  • Adams, MS. Biological indicators of aquatic ecosystem stress. American Fisheries Society, Bestheda. 644p., 2002.
  • Baldisserotto, B.; J.E.P. Cyrino e E.C. Urbinati. 2014. Biologia e Fisiologia de Peixes Neotropicais de Água Doce. Fundação de Apoio à Pesquisa, Ensino e Extensão [FUNEP], Jaboticabal. SP.
  • Di Giulio, R.T.; Hinton, D.E. The toxicology of fishes. CRC Press, Boca Raton, 1023p., 2008.
  • Esteves, F.A. 2011. Fundamentos de Limnologia. Editora Interciência, Rio de Janeiro, RJ.
  • Jorgensen, S.E., Costanza, R., XU, F.L. (eds.) Handbook of ecological indicators for assessment of ecosystem health. CRC Press, Boca Raton, 514p, 2009.
  • Lowe-McConnell, R.H. 1999. Estudos Ecológicos de Comunidades de Peixes Tropicais. Editora da Universidade de São Paulo - EDUSP, São Paulo, SP.
  • Moss, B.R. 2017. Ecology of Freshwaters: A View for the Twenty First Century. 4th. Ed., Wiley-Blackwell, 482 p. (E-Book-Digital).
  • Roche, K.F.; Rocha, O. 2005. Ecologia Trófica de Peixes. Editora RiMa Ltda., São Carlos, SP.