Inserção Social

Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Patologia Ambiental e Experimental

Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Patologia Ambiental e Experimental da UNIP tem conceito 5 na CAPES
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A) Promoção da Saúde e Bem-Estar Animal e Humano

  • Prof. José Guilherme Xavier coordenação do serviço de Patologia Cirúrgica no Hospital Veterinário da UNIP, para elaborar laudos histopatológicos com base em amostras da rotina hospitalar.
  • Profa. Elizabeth Cristina Perez Hurtado coordenação de pesquisas em oncologia experimental e clínica com preparações ultra diluídas de Viscum album. Projetos atuais com estudo clínico em cães com mastocitoma e linfoma, apresentado no Animal Health Expo Fórum 2025.
  • Profa. Anuska e a aluna Valéria de Souza com projeto de mestrado "Diabetes mellitus na adolescência" na Escola Técnica Estadual Albert Einstein, envolvendo 106 adolescentes (14-19 anos) em um evento educativo com aferição de glicemia, pressão arterial e medidas antropométricas. Os resultados mostraram que 21% dos participantes apresentaram pré-diabetes, 3% tinham hipertensão arterial sistêmica (HAS) estágio 1 e 22% estavam com sobrepeso ou risco de sobrepeso. Esses achados foram apresentados no 27º e 28º Congresso Brasileiro Multidisciplinar em Diabetes (2023 e 2024).

B) Saúde Única (Intersecção entre a Saúde Animal, Humana e Ambiental)

  • Profa. Dra. Maria Anete Lallo realiza diagnóstico de microsporídios zoonóticos em amostras fecais, utilizando a técnica de PCR. Um marco importante foi o diagnóstico de E. bieneusi em gatos com diarreia crônica, publicado em 2022 (doi: 10.1292/jvms.22-0045), que resultou em um estudo sobre o tratamento de cães com diarreia associada à mesma espécie. Serviços laboratoriais relacionados à sua pesquisa estão disponíveis no site da UNIP.

C) Testes de Medicamentos para uso na Medicina Veterinária

  • Profa. Ivana B. Suffredini, junto com seus alunos e professores parceiros, tem se dedicado à bioprospecção de novos medicamentos veterinários a partir de plantas brasileiras. Suas pesquisas focam em extratos vegetais ativos contra células de tumores de mama, tanto humanos quanto veterinários, e em microrganismos de interesse veterinário e zoonótico. Destaca-se o trabalho do doutorando Pablo Carvalho Domingues, que identificou uma fração citotóxica contra células de tumor metastático de mama, com aplicação potencial para tumores em felinos e caninos.

D) Terapias e Técnicas Alternativas e Inovadoras na Área em Clínica Médica e Cirúrgica, Controle Populacional e Bem-Estar Animal

  • Profa. Leoni V. Bonamin, com a colaboração da docente Ivana B. Suffredini, do Dr. Steven Cartwright e da mestranda Nathalia S.S. de Medeiros, liderou dois estudos de campo sobre sinais físico-químicos de insumos dinamizados em cursos d'água, com resultados publicados em artigos científicos (DOI: 10.1055/s-0044-1790284; 10.1055/s-0044-1787783). Esses estudos compuseram a dissertação de Nathalia, defendida em 2023, que investigou a utilização de corantes solvatocrômicos para rastrear a atividade de complexos ultra-diluídos em dispositivos biodegradáveis na água, aplicados a ecossistemas aquáticos. A pesquisa, realizada em parceria com a empresa SIGO Homeopatia, tem potencial para beneficiar a saúde de animais de difícil acesso, como selvagens ou de plantéis extensivos, e gerou grande interesse na comunidade científica e homeopática, sendo apresentada em diversos eventos e webinars.

E) Organização de Feiras, Oficinas, Visitas Técnicas, Formação e Atualização de Professores e Alunos

Anualmente os discentes e docentes do PPG desenvolvem atividades de aprendizagem junto com alunos do 5º ano da Escola Estadual Professor “Pedro Voss. Abaixo são listadas as atividades desenvolvidas nos últimos 4 anos:

  • Em 2021, sob responsabilidade dos professores Eduardo F. Bondan e Thiago B. Kirsten, uma turma de pós-graduandos elaborou conteúdos científicos e educativos sobre a COVID-19. Foram criados e produzidos personagens infanto-juvenis, banners, jogos, revistinhas, folhetos informativos, vídeo e maquete especialmente formatados em linguagem atraente e de fácil entendimento para os jovens. Desse modo, os alunos tiveram acesso a conteúdo qualificado, que, de maneira descontraída, ensina sobre a origem do vírus, as formas de prevenção, a importância da vacinação e o risco das fake news.
    Acesse a matéria com mais informações sobre o projeto.
    Veja o vídeo com um dos trabalhos produzidos.
  • Em 2022, os alunos Beatriz Carvalho, Beatriz França Isaac de Oliveira, Daniel Lago, José Rodrigo Arruda, Julia Camargo, Karla Fernanda, Marta Celeste, Nathalia Salles e Valéria Souza, sob supervisão dos professores Rodrigo F. da Silva e Anuska M. A. Saraiva, desenvolveram jogos didáticos para o ensino de Ciências. A partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Os temas abordados incluíram nutrição, hábitos alimentares e integração dos sistemas digestório, respiratório e circulatório, explorados em três atividades práticas:
    (A) Jogo de Pesca “Prato Saudável”, sobre alimentação equilibrada;
    (B) Banner de Fisiologia do Sistema Digestório, detalhando a anatomia e fisiologia do sistema digestório humano;
    (C) Jogo Didático “Explorando a Fisiologia”, sobre a interação entre os sistemas digestório, respiratório e cardiovascular.
  • Atividades Didáticas Desenvolvidas 2022
    Atividades Didáticas Desenvolvidas 2022

  • Em 2023, os professores doutores Alessandra Marnie Martins Gomes de Castro e Welber Senteio Smith supervisionaram os discentes sob temas relacionados à saúde, como o excesso de açúcar na dieta, contaminação alimentar, organização da geladeira, observação de alimentos decompostos no laboratório, e a higienização correta das mãos. As atividades foram dinâmicas e práticas, utilizando recursos como cartazes interativos, ímãs educativos, demonstrações e microscópios, proporcionando aos alunos um aprendizado colaborativo e significativo sobre a importância dos cuidados com a saúde e a prevenção de doenças.
  • Em 2024, o projeto desenvolvido pelos discentes, sob orientação das professoras Maria Anete Lallo e Ivana Barbosa Suffredini, abordou o tema Saúde Única e Superpopulação. Diversos materiais pedagógicos foram criados para facilitar a compreensão dos conceitos, culminando na produção de um documento que está em fase de avaliação para publicação em um congresso internacional.
    Veja o vídeo: Saúde Única e Superpopulação

Outras Atividades

  • Em 2024, os discentes Ana Paula Soares da Silva, Elisangela Pinto, Lucas Maruchi e Thais Alves Bueno desenvolveram a cartilha "PANDEMIAS? EU QUERO SABER!" como parte da disciplina de Epidemiologia Aplicada ao Ambiente e Saúde Pública, sob orientação das professoras Maria Anete Lallo e Alessandra Castro. A cartilha, voltada para alunos do 4º e 5º anos do ensino fundamental, abordou as principais pandemias da história de forma lúdica e educativa. O conteúdo foi disponibilizado online para acesso público (https://repositorio.unip.br/patologia-videos/pandemias-eu-quero-saber/).
  • O projeto "Fala Peixe", coordenado pelo Prof. Dr. Welber Senteio Smith, visa divulgar pesquisas sobre ecologia e conservação ambiental, abordando temas como biodiversidade, microplásticos e impactos nos ecossistemas aquáticos. Desenvolvido por alunos de doutorado, mestrado, graduação e iniciação científica, o projeto utiliza jogos, atividades lúdicas, banners e debates para envolver diferentes públicos, incluindo escolas e eventos municipais. Além disso, o projeto contribui para a conservação ambiental por meio do Plano de Ação Nacional para a Conservação das Espécies de Peixes Ameaçadas de Extinção da Bacia do Alto Rio Paraná, que desenvolveu materiais educativos para escolas e comunidades ribeirinhas, visando reduzir o risco de extinção de 14 espécies de peixes ameaçadas, com apoio de universidades e ICMBio (https://www.instagram.com/leefunip/reel/C8IELKDuQ30/).

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