Processo Seletivo - Vagas Remanescentes

Programa de Mestrado Profissional em Práticas Institucionais em Saúde Mental

IR PARA A PÁGINA INICIAL DO PROGRAMA

Ano Letivo de 2024 (segundo semestre)

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Práticas Institucionais em Saúde Mental, em nível de Mestrado Profissional, comunica a abertura de inscrições para a seleção de candidatos para o preenchimento de vagas remanescentes para o segundo semestre do ano letivo de 2024. O período de inscrições é de 25 de junho a 29 de julho de 2024.

A inscrição será realizada somente on-line.

O candidato deverá apresentar os seguintes documentos:

  1. Cópia da cédula de identidade ou outro documento de identificação com validade nacional, para os candidatos brasileiros;
  2. Cópia da certidão de nascimento ou casamento;
  3. Cópia do CPF;
  4. Cópia do histórico escolar do(s) curso(s) de graduação;
  5. Cópia do diploma de graduação de curso reconhecido pelo MEC;
  6. Curriculum vitae documentado (de preferência, Lattes, do CNPq);
  7. Formulário de Intenção de Projeto, disponível na página do Programa na internet, em Processo Seletivo, totalmente preenchida e assinada.
  8. Taxa de inscrição no valor de R$ 45,00 (*);
  9. Cópia do comprovante de pagamento da taxa de inscrição.
  10. Os candidatos estrangeiros deverão apresentar também:

  11. Cópia do Registro Nacional de Estrangeiros (RNE) ou documento comprobatório de permanência regular no Brasil;
  12. Certificado do CELPE-BRAS de suficiência em língua portuguesa (http://portal.inep.gov.br/acoes-internacionais/celpe-bras). Poderá ser aceito o protocolo de inscrição no exame.
  13. Os candidatos que cursaram graduação em instituições estrangeiras deverão apresentar os seguintes documentos:

  14. Cópia do histórico escolar e do diploma do curso de graduação devidamente revalidado, segundo a legislação vigente, exceto quando se tratar de convênios internacionais, desde que incorporados pelo Brasil.

(*) A taxa de inscrição deverá ser paga por boleto bancário gerado no término do preenchimento da ficha de inscrição on-line. . Caso haja algum problema em gerar ou pagar o boleto, entrar em contato com a Secretária do Programa

Os candidatos deverão enviar as cópias digitais dos documentos, em formato PDF, para o e-mail: pgpsicologia@unip.br. Só serão aceitas as cópias legíveis e em tamanhos originais.
Em caso de aprovação no processo seletivo, todos os documentos deverão ter seus originais apresentados no ato da matrícula.

Não serão aceitas inscrições com entrega parcial da documentação ou documentos ilegíveis e que não atendam rigorosamente ao estabelecido neste Edital.

A seleção do Mestrado Profissional em Práticas Institucionais em Saúde Mental compreende:

Etapa I - Inscrição e Entrega de Documentos (Eliminatória)
A inscrição só será validada mediante o pagamento do boleto bancário e o envio da documentação completa no prazo estipulado. A validação é feita por e-mail de confirmação enviado ao candidato.

Etapa II - Análise de Currículo (Apenas para Candidatos Aprovados na Etapa I)
Análise de Currículo (preferencialmente currículo Lattes).
Análise do Formulário de Intenção de Projeto DOC no que se refere a:

  1. Contribuição do projeto para promoção e desenvolvimento de saúde mental junto à população alvo do projeto;
  2. Adequação do embasamento teórico do projeto proposto;
  3. Adequação ética do projeto, no que se refere a pesquisas com seres humanos;
  4. Viabilidade de execução no período de 24 meses;
  5. Disponibilidade de orientação do orientador sugerido.

Etapa III - Exame de Seleção (Eliminatória)
Prova Escrita: Dissertação sobre um tema proposto na prova, embasada na bibliografia recomendada.
Entrevista Individual com cada candidato.

ETAPA I – INSCRIÇÃO E ENTREGA DE DOCUMENTOS
De 25 de junho a 29 de julho de 2024.
A inscrição só será validada mediante o pagamento do boleto bancário e o envio da documentação completa no prazo estipulado.

ETAPA II – ANÁLISE DE CURRÍCULO
Dia 01 de agosto de 2024 (quinta-feira), a partir das 14 horas – Divulgação dos candidatos aprovados para a Etapa III.

ETAPA III - EXAME DE SELEÇÃO PARA OS CANDIDATOS APROVADOS NAS ETAPAS I e II
Dia 05 de agosto de 2024 (segunda-feira), a partir das 08h30 – Prova Escrita e Entrevista

IMPORTANTE: A prova escrita e entrevista serão realizadas presencialmente nas dependências do Campus da UNIP em Ribeirão Preto/SP, - Bloco A - situado à Avenida Carlos Consoni, 10, Jardim Canadá.

Caso o candidato tenha qualquer impedimento para comparecer na data prevista para o Exame de Seleção, solicitamos que entre em contato pelo telefone (16) 3602-6720 ou e-mail (pgpsicologia@unip.br) para verificar um agendamento.

RESULTADO DA SELEÇÃO
Dia 06 de agosto de 2024 (terça-feira), a partir das 9 horas – Divulgação dos aprovados
Dia 06 de agosto de 2024 (terça-feira), às 19 horas - Reunião on-line com os aprovados e o coordenador do Programa, Prof. Dr. Paulo Eduardo Benzoni, para apresentação do curso e  informações gerais.

OBSERVAÇÃO: A reunião será realizada por meio de videoconferência, utilizando o Microsoft Teams. O link de acesso será enviado aos aprovados no dia 25 de junho de 2024, a partir das 10h.

As matrículas deverão ser feitas, pessoalmente, na Secretaria do Programa, no dia 07 de agosto de 2024, ocasião em que o candidato deverá:

  1. Apresentar os seguintes documentos originais:
    a) Carteira de Identidade ou outro documento de identificação com validade nacional, para os candidatos brasileiros;
    b) CPF;
    c) Certidão de Nascimento ou Casamento;
    d) Histórico Escolar do Curso de Graduação de curso reconhecido pelo MEC;
    e) Diploma do Curso de Graduação de curso reconhecido pelo MEC, registrado;
    f) 2 fotografias 3x4 (recentes);

    Os candidatos estrangeiros deverão apresentar também:
    g) Registro Nacional de Estrangeiros (RNE) ou documento comprobatório de permanência regular no Brasil;
    h) Certificado do CELPE-BRAS de suficiência em língua portuguesa. Poderá ser aceito o protocolo de inscrição no exame.

    Os candidatos que cursaram graduação em instituições estrangeiras deverão apresentar os seguintes documentos:

    i) Histórico escolar e diploma do curso de graduação devidamente revalidado, segundo a legislação vigente, exceto quando se tratar de convênios internacionais, desde que incorporados pelo Brasil.
  2. Assinar o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais;
  3. Fazer a escolha das disciplinas a serem cursadas no semestre;
  4. Retirar o boleto para pagamento da matrícula.

Endereço da Secretaria do Mestrado Profissional em Psicologia:
Av. Carlos Consoni, 10 – Bloco B - Jardim Canadá - Ribeirão Preto/SP
Secretária do Programa: Jussara da Nóbrega Silva
Horário de Atendimento: de segunda a sexta-feira (exceto feriado), das 13 horas às 20 horas.

INÍCIO DAS AULAS
Dia 09 de agosto de 2024 (sexta-feira).

Os candidatos aprovados egressos de curso de graduação na UNIP terão 10% DE DESCONTO em suas mensalidades.