Mestrado: Recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, de acordo com Ofício CAA/CTC de número 176/1998 de 21 de dezembro de 1998, e reconhecido pela Portaria Ministerial de número 1.733 de 07 de dezembro de 1999 e pela Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação, Parecer CNE/CES de número 511/1999 de 19 de maio de 1999. Homologado pela Portaria Ministerial de número 609 de 14 de março de 2019, e pela Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação, Parecer CNE/CES de número 487/2018 de 09 de agosto de 2018, conforme publicação no Diário Oficial da União de 18 de março de 2019, Seção 1 - ISSN 1677-7042, pág. 63 e 113.
Doutorado: Recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, de acordo com Ofício CTC/CAPES de número 898-14/2006 de 23 de novembro de 2006, e reconhecido pela Portaria Ministerial de número 612 de 22 de junho de 2007, e pela Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação, Parecer CNE/CES 115/2007 de 10 de maio de 2007. Homologado pela Portaria Ministerial de número 609 de 14 de março de 2019, e pela Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação, Parecer CNE/CES de número 487/2018 de 09 de agosto de 2018, conforme publicação no Diário Oficial da União de 18 de março de 2019, Seção 1 - ISSN 1677-7042, pág. 63 e 113.
O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Engenharia de Produção da UNIP – PPGEP, desde a sua criação, em 1997, elaborou um Plano Estratégico (PE), atualizado anualmente e reformulado a cada três ou quatro anos. Por meio do PE, analisa-se o desempenho do quatriênio, a execução das metas previstas, eventuais falhas e as suas causas, bem como novos valores ou tendências acrescentados pela CAPES para cada período de avaliação. O PPGEP evoluiu para um formato de gestão altamente participativa, transparente e aberta com a criação do Doutorado, em 2007. Os stakeholders do Programa passaram a ter presença ativa nas discussões, programação, elaboração de propostas e, especialmente, na execução das tarefas para conseguir os resultados almejados. Em função desse modelo de gestão, em especial professores e alunos, comprometidos com os resultados, vêm traçando uma curva ascendente de crescimento com qualidade. O Programa aumentou significativamente a participação em eventos nacionais e internacionais, com destaque para as publicações dos docentes e discentes em eventos internacionais. O número de publicações em periódicos de circulação internacional triplicou no ano de 2009 e, nesse mesmo ano, foram publicados quatro livros ligados aos temas das pesquisas que são realizadas pelos docentes e discentes do Programa. Diversos convênios foram estabelecidos e estão em andamento, com intensa atividade em projetos de pesquisa, pós-doutorado, realização de eventos com universidades de Sonora (México), de Xangai (China), do Porto (Portugal), Universidad de la Costa – CUC (Colombia), Siena University (Itália), Universidad de Oriente (Cuba), Beijing Normal University (China), Università degli Studi di Firenze (UniFI) (Itália), entre outras.
O Programa ampliou seus convênios com a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo com a finalidade de promover e difundir ações de cooperação científica para a conscientização de profissionais do setor produtivo e do meio acadêmico sobre a importância da prática de produção mais limpa.
Resultado dos esforços e da dinâmica adotada pelo Programa em consonância com as diretrizes da CAPES, o PPGEP foi avaliado com nota 5 (cinco) nas duas últimas avaliações, em 2012 e 2016. O Programa está envidando todos os esforços para a obtenção da nota 6 (seis) na próxima avaliação.
Área
Engenharia
Área de Conhecimento
Engenharia de Produção
Áreas de Concentração
Gestão de Sistemas de Operação
Sustentabilidade em Sistemas de Produção
O Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PPGEP) conta com uma infraestrutura que inclui laboratórios de pesquisa, salas de aula, auditórios e espaços equipados para suporte acadêmico e científico, além de uma biblioteca integrada com amplo acervo e acesso a bases de dados nacionais e internacionais.
1. Laboratórios
O PPGEP dispõe de diversos laboratórios voltados para o desenvolvimento de pesquisas nas áreas de sua atuação.
1.1. Laboratório de Produção e Meio Ambiente (LaProma)
Dedicado às atividades da linha de pesquisa 'Avanços em Produção Mais Limpa e Ecologia Industrial' e relacionado à área de concentração 'Sustentabilidade em Sistemas de Produção'. Mais informações.
1.2. Laboratório de Pesquisa em Produção de Software (LabPPSoft)
Destinado a pesquisas sobre modelos e ferramentas para gestão da informação, o laboratório conta com:
- Cinco máquinas de última geração (Intel i7, 8GB RAM, HD 1TB e placa gráfica 3D).
- Cinco licenças do software UCINET® 6.0 for Windows para análise de redes sociais.
- Cinco licenças do Expert System® v.11 para análise multicritério e tomada de decisão (AHP).
- Cinco licenças do Matlab v.2017 e Simulink, utilizados em pesquisas com algoritmos genéticos e modelos de previsão não lineares.
1.3. Laboratório de Redes de Empresas (LAREPP)
Dedicado a pesquisas na linha 'Redes de Empresas e Planejamento da Produção'.
1.4. Laboratório da Indústria 4.0
Implantado em 2021 com base em uma tese de doutorado do PPGEP, no contexto do projeto de pesquisa 'Transformação Digital e Gestão da Inovação na Produção de Bens e Serviços'. O laboratório conta com:
- Financiamento da Mitsubishi do Brasil e CIM Automação.
- Equipamentos como CLPs e robô colaborativo.
- Recursos adicionais fornecidos pela UNIP.
- Tecnologias descritas no livro Transformação Digital e Indústria 4.0: Produção e Sociedade (Ed. Blucher, 2023).
1.5. FabLab UNIP
Implantado em 2021 e credenciado na rede mundial de FabLabs (FabLabs.io), oferece recursos para a construção de protótipos e dispositivos, com destaque para a manufatura aditiva (impressão 3D). Mais informações.
2. Infraestrutura para Atividades Acadêmicas e de Pesquisa
2.1. Salas e Espaços de Apoio
- Salas para aulas teóricas e seminários.
- Sala dos professores e alunos.
- Auditórios e salas para qualificações e defesas.
- Todos os ambientes são climatizados e equipados com Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), permitindo o uso pedagógico e a realização de cursos e eventos.
2.2. Secretaria de Pós-Graduação
Presta suporte administrativo aos docentes e discentes no desenvolvimento de atividades acadêmicas e de pesquisa.
2.3. Laboratório de Informática da Pós-Graduação Stricto Sensu
- Disponível para todos os alunos e equipado com:
- 20 microcomputadores e 1 impressora
- Técnico de informática à disposição.
- Softwares atualizados para análises estatísticas, confecção de material didático, gerenciamento de bancos de dados e edição de textos.
- Softwares necessários às pesquisas, permitindo também acesso às bibliotecas digitais via rede mundial.
3. Biblioteca Indianópolis e Recursos de Pesquisa
3.1. Estrutura e Objetivo
- Atendimento às necessidades dos cursos e atividades da UNIP.
- Organização multicampi interligada por um sistema integrado.
- Suporte ao ensino e pesquisa, com acesso on-line 24h.
3.2. Acervo e Recursos
- Acervo total: 1.720.314 exemplares de livros.
- Periódicos eletrônicos: 82.052 títulos disponíveis.
- Bases de dados nacionais e internacionais.
- Recursos digitais para levantamento e comutação bibliográfica.
3.3. Espaço Físico e Infraestrutura
- 19.591,42 m² distribuídos por 28 unidades.
- Áreas para estudo individual e em grupo.
- Computadores com acesso às bases de dados e acervos.
- Salas de vídeo, guarda-volumes e espaço informatizado para atendimento.
- Instalações acessíveis conforme ABNT/NBR 9050:2004.
3.4. Serviços e Tecnologias
- Informatização: Sistema próprio de Controle Bibliográfico.
- Processamento técnico: Catalogação conforme CDU e AACR-2.
- Consulta ao acervo: Catálogo on-line disponível 24h para a comunidade UNIP.
- Serviços de referência: Levantamento bibliográfico, orientação e normalização (ABNT).
3.5. Biblioteca Indianópolis (campus onde funciona o PPGEP)
- Acervo: 53.447 títulos (107.221 exemplares), com foco em Ciências Exatas e Engenharias.
- Espaço físico: 1.311m², incluindo salas de estudo e terminais de consulta.
- Recursos: 39 computadores, impressoras, leitores ópticos, scanner, DVD.
- Equipe: 1 bibliotecária setorial, 1 bibliotecário Jr., 2 auxiliares de biblioteca, 1 auxiliar de escritório (PCD), 1 jovem aprendiz.
- Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h às 22h; sábado, das 9h às 13h.
3.6. Acesso a Recursos Digitais
CAFe (Comunidade Acadêmica Federada):
- Permite autenticação única para acesso a diversos serviços e bases de dados.
- Viabiliza consulta remota a materiais acadêmicos e científicos.
Portal de Periódicos CAPES:
- Acesso a uma vasta coleção de periódicos científicos nacionais e internacionais.
- Ferramenta essencial para pesquisas acadêmicas e científicas.
3.7. Regulamentos e Contingência
- Regulamento único para todas as bibliotecas da UNIP.
- Plano de contingência para garantir continuidade dos serviços.