Processo Seletivo

Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Comunicação

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Ano Letivo de 2024 (primeiro semestre)

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Comunicação, em nível de Mestrado e Doutorado, comunica a abertura de inscrições para a seleção de candidatos para o preenchimento de vagas para o primeiro semestre do ano letivo de 2024, no período de 01 de setembro a 10 de novembro de 2023.

A inscrição será realizada somente on-line.

O candidato deverá apresentar os seguintes documentos:

  1. Cópia da cédula de identidade ou outro documento de identificação com validade nacional, para os candidatos brasileiros;
  2. Cópia da certidão de nascimento ou casamento;
  3. Cópia do CPF;
  4. Cópia do histórico escolar do(s) curso(s) de graduação;
  5. Cópia frente e verso do(s) diploma(s) do(s) curso(s) de graduação, registrado, de curso reconhecido pelo MEC;
  6. Cópia frente e verso do diploma do curso de Mestrado, para candidatos ao Doutorado;
  7. Cópia do Histórico Escolar do Curso de Mestrado, para candidatos ao Doutorado;
  8. Curriculum vitae documentado (de preferência, Lattes);
  9. Pré-projeto no qual conste: proposta do tema, apresentação, objetivo e bibliografia, conforme modelo ANEXO I. (*) DOC;
  10. Taxa de inscrição no valor de R$ 45,00(**);
  11. Cópia do comprovante de pagamento da taxa de inscrição.

Os candidatos estrangeiros deverão apresentar também:

  • Cópia do Registro Nacional de Estrangeiros (RNE) ou documento comprobatório de permanência regular no Brasil;
  • Certificado do CELPE-BRAS de suficiência em língua portuguesa (http://portal.inep.gov.br/acoes-internacionais/celpe-bras). Poderá ser aceito o protocolo de inscrição no exame.

Os candidatos que cursaram graduação ou Mestrado em instituições estrangeiras deverão apresentar os seguintes documentos:

  • Cópia do histórico escolar e do diploma do curso de graduação devidamente revalidado, segundo a legislação vigente, exceto quando se tratar de convênios internacionais, desde que incorporados pelo Brasil;
  • Cópia do histórico escolar e do diploma de Mestrado, devidamente reconhecido por programa brasileiro reconhecido pela CAPES, para os candidatos ao Doutorado.

(*) O Pré-Projeto de Pesquisa deve trazer elementos relevantes para a Área de Comunicação e/ou ser aderente ao escopo das pesquisas realizadas pelos docentes vinculados ao Programa, conforme disposto no endereço: https://www.unip.br/cursos/pos_graduacao/strictosensu/comunicacao/corpo_docente.aspx
O Pré-Projeto de Pesquisa apresentado no processo seletivo poderá sofrer alterações caso o candidato venha a ser selecionado.

(**) A taxa de inscrição deverá ser paga por boleto bancário gerado no término do preenchimento da ficha de inscrição on-line.
O boleto bancário não poderá ser pago na tesouraria da UNIP.

Os candidatos deverão enviar as cópias digitais dos documentos, em formato PDF, para o e-mail: pgcomunicacao@unip.br e aguardar a confirmação de recebimento. Só serão aceitas as cópias legíveis e em tamanhos originais.
Em caso de aprovação no processo seletivo, todos os documentos deverão ter seus originais apresentados no ato da matrícula.

Não serão aceitas inscrições com entrega parcial da documentação ou documentos ilegíveis e que não atendam rigorosamente ao estabelecido neste edital.

A seleção do Programa de Mestrado e Doutorado compreende:

Etapa I - Eliminatória
A inscrição só será validada mediante o pagamento do boleto bancário e o envio da documentação completa no prazo estipulado.
A validação é feita por e-mail de confirmação enviado ao candidato.

Etapa II - Apenas para os candidatos aprovados na Etapa I
Prova de Conhecimentos, Exame de proficiência em língua estrangeira e análise do Projeto de Pesquisa

Etapa III - Apenas para os candidatos aprovados nas Etapas I e II
Entrevista com os aprovados nas Etapas II

Se necessário, em razão das medidas de distanciamento social, algumas etapas do Processo Seletivo poderão ser realizadas remotamente por meio de videoconferência ou outra tecnologia de transmissão síncrona de som e imagem, desde que aprovada pelo Colegiado do Programa.

ETAPA I – INSCRIÇÃO E ENTREGA DE DOCUMENTOS
De 01 de setembro a 10 de novembro de 2023
A inscrição só será validada mediante o pagamento do boleto bancário e o envio da documentação completa no prazo estipulado.

ETAPA II - EXAMES DE SELEÇÃO PARA OS CANDIDATOS APROVADOS NA ETAPA I
Dia 23 de novembro de 2023 (quinta-feira):Prova de Conhecimentos – 09 horas
Proficiência em Língua Estrangeira – 11 horas

ETAPA III - ENTREVISTA PARA OS CANDIDATOS APROVADOS NAS ETAPAS I e II
Dia 30 de novembro de 2023 (quinta-feira): Convocação dos classificados para a Etapa III.
Dia 04 de dezembro de 2023 (segunda-feira): Entrevista com os convocados, a partir das 09 horas

Em substituição aos exames de proficiência em Língua Estrangeira para ingresso no Programa de Pós-Graduação em Comunicação, a Secretaria aceitará apenas os certificados abaixo relacionados:

  1. Inglês: TOEFL (Test of English as a Foreign Language) - mínimo de 213 pontos e máximo de 300 pontos; certificado válido por dois anos; e, IELTS (International English Language Test System) - mínimo de 6,0 pontos; certificado válido por dois anos.
  2. Francês: Certificado da Aliança Francesa, com mínimo de 70 pontos e validade de um ano.
  3. Espanhol: DELE (Diploma de Espanhol como Língua Estrangeira), nível intermediário do Instituto Cervantes.

Observação:
O não comparecimento a qualquer uma das provas da Etapa II implicará a eliminação automática do candidato do processo de seleção.

IMPORTANTE: Caso seja necessária a realização do Processo Seletivo de forma remota, as entrevistas e provas serão realizadas por meio de videoconferência. No caso da Prova de Conhecimentos, a realização ocorrerá por meio de formulário eletrônico cujo preenchimento estará condicionado à permanência do(a) candidato(a) em videoconferência durante todo o tempo da prova.
A Prova de Proficiência em Língua Estrangeira somente ocorrerá de forma presencial. Assim, se necessário, ocorrerá agendamento posterior. Caso seja necessário, o candidato aprovado nas demais etapas do Processo Seletivo poderá realizar matrícula normalmente, mas ficará obrigado a realizar a avaliação nos moldes do disposto no Regulamento do Programa.
Os links para Provas e Entrevistas serão posteriormente enviados por e-mail pela Secretaria.

RESULTADO DA SELEÇÃO
Dia 11 de dezembro de 2023 (segunda-feira), a partir das 18 horas – Divulgação dos aprovados

As matrículas deverão ser feitas pessoalmente na Secretaria do Programa no período de 08 a 19 de janeiro de 2024, ocasião em que o candidato deverá:

  1. Apresentar os seguintes documentos originais:
    a) Carteira de Identidade ou outro documento de identificação com validade nacional, para os candidatos brasileiros;
    b) CPF;
    c) Certidão de Nascimento ou Casamento;
    d) Diploma do Curso de Graduação de curso reconhecido pelo MEC, registrado;
    e) Histórico Escolar do Curso de Graduação de curso reconhecido pelo MEC;
    f) Diploma do Curso de Mestrado em curso recomendado pela CAPES, registrado, para candidatos ao Doutorado;
    g) Histórico Escolar do Curso de Mestrado em curso recomendado pela CAPES, para candidatos ao Doutorado;
    h) 2 fotografias 3x4 (recentes).
    Os candidatos estrangeiros deverão apresentar também:
    i) Registro Nacional de Estrangeiros (RNE) ou documento comprobatório de permanência regular no Brasil;
    j) Certificado do CELPE-BRAS de suficiência em língua portuguesa.
    Os candidatos que cursaram graduação ou Mestreado em instituições estrangeiras deverão apresentar os seguintes documentos:
    k) Histórico escolar e diploma do curso de graduação devidamente revalidado, segundo a legislação vigente, exceto quando se tratar de convênios internacionais, desde que incorporados pelo Brasil.
    l) Histórico escolar e do diploma de Mestrado, devidamente reconhecido por programa brasileiro reconhecido pela CAPES, para os candidatos ao Doutorado.
  2. Assinar o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais.
  3. Fazer a escolha das disciplinas a serem cursadas no semestre.
  4. Retirar o boleto para pagamento da matrícula.

Secretaria de Pós-Graduação (Stricto Sensu) da UNIP
Rua Dr. Bacelar, 1212 – 4º andar – Vila Clementino – São Paulo – SP
CEP 04026-002
Secretária do Programa: Christina Rodrigues
Horário de Atendimento: de segunda a sexta-feira (exceto feriado) das 08 horas às 12 horas e das 13 horas às 17 horas.

INÍCIO DAS AULAS
Dia 19 de fevereiro de 2024 (segunda-feira).

O Programa de Doutorado em Comunicação possui bolsas PROSUP oferecidas pela CAPES.