Protocolos de Diretrizes de Biossegurança - Grupo UNIP/Objetivo

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3. PROTOCOLOS SETORIAIS

Para melhor detalhamento do plano de retorno às atividades de aulas presenciais e em respeito às necessidades e condições específicas para cada grupo de estudantes, de acordo com a respectiva faixa de idade e nível de sistema de ensino, as diretrizes foram distribuídas nos quatro subgrupos, a seguir:

3.1. Diretrizes gerais

Neste campo estão elencadas as medidas comuns a todos os subgrupos, as quais devem ser observadas e fielmente cumpridas naquilo em que, contudo, não conflitarem com as demais diretrizes descritas nas áreas de ensino subsequentes e nos regulamentos oficiais específicos constantes dos ANEXOS de cada localidade.

Assim, na interpretação de eventual conflito entre estas diretrizes gerais e as normas e regulamentações específicas, sejam dos subgrupos abaixo definidos ou dos protocolos regionais oficiais, deverão prevalecer esses últimos e plenamente aplicados.

3.1.1. Distanciamento social

a) Eventos que promovam a concentração de pessoas, como feiras, palestras, seminários, festas, assembleias, competições e campeonatos esportivos, entre outros, deverão ser proibidos a alunos e colaboradores até que as autoridades de saúde estabeleçam o fim da necessidade do distanciamento social;
b) Adotar ensino remoto combinado ao retorno das atividades presenciais;
c) Manter o distanciamento mínimo de 1 metro entre as pessoas, com exceção dos profissionais que atuam diretamente com crianças do Ensino Infantil;
d) Sempre que possível, utilizar marcação no piso para sinalizar o distanciamento de 1 metro;
e) Cumprir obrigatoriamente o distanciamento mínimo de 1 metro em todas as direções, durante a formação de filas;
f) O uso das salas dos professores, de reuniões e de apoio deve ser obrigatoriamente limitado a grupos de, no máximo, 5 pessoas conforme preconiza a OMS e respeitar o distanciamento mínimo de 1 metro entre as pessoas. Sugere-se a demarcação de mesas e cadeiras interditadas que facilitem esse distanciamento, além

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